Dia 30 de maio de 2015, após uma noite passada numa vila a uma altitude relativamente alta, o dia não podia ter começado melhor. Descemos uma estrada com uma inclinação de 12% durante 6km! Foi qualquer coisa de fantástico. Fica entre Laffrey e Vizille e a vista cá de cima é estonteante. Fica o video na íntegra da descida.
À hora de almoço passámos por Grenoble, cidade grande entre montes, mas sem nada que nos puxasse a ficar ali muito tempo. O dia acabou em Pontcharrat, onde descobrimos um lago no meio da vegetação e com os Alpes como pano de fundo. Ótimo local para tomar banho e jantar!
No dia seguinte, aproveitámos o fresco da manhã e depressa chegámos a Chambéry, onde continuámos até Aix-les-Bains sempre numa ciclovia, entenda-se, uma estrada construída propositadamente para ciclistas. Marveilleux! Sempre à beira-rio, debaixo de um túnel de árvores e o cruzamento constante entre outros ciclistas, corredores, patinadores e simples camimhantes.
Ao chegar a Aix-les-Bains, tivémos de parar para apreciar a beleza do lago, que faz daquela localidade, local turístico. Com os montes de fundo é sem dúvida uma imagem muito bonita para os nossos olhos. Enquanto disfrutávamos o momento, o Vítor aparece. Um português que fazia a sua volta matinal de bicicleta. Abordou-nos e tivemos três dedos de conversa.
Contnuámos com destino a Annecy, mas decidimos pedalar mais um pouco e parámos em Cruseilles e é aqui que começa a parte interessante do dia. A intenção era irmos até um rio que se encontrava antes desta localidade, mas ficava num vale e não tinha acesso.
Em Cruseilles , vimos que havia uma lago à saída, mas ao chegarmos percebemos que a água era escura e suja e logo imprópria para banhos. Voltámos ao centro para experiementar uma boca de incêndio, mas não a conseguimos abrir. Como estava difícil de obter o tão merecido banho depois de um dia de 100km pedalados, fomos até à igreja que tem uma fonte em frente. Nem é tarde nem é cedo, o banho foi dentro da fonte e sem problema nenhum! Aproveitámos ainda para lavar a roupa. Nisto um casal com os seus dois filhos aproximam-se e fazem-nos as perguntas usuais. Ao perguntaremos por um bom local para acampar o senhor fez questão de nos mostrar um sitio.
Enquanto ele e o Pedro foram ao tal local, eu continuei na fonte. Imediatamente a seguir, pára um carro com outro casal de franceses e os seus três filhos. O condutor sai e em inglês, pergunta-me se estou a viajar. Respondo que sim e logo me oferece uma cama para passar a noite. Nem soube bem o que dizer de tão surpreendido que fiquei com a generosidade do Thibaut e da Marine. Obviamente aceitei e disse que estava com um amigo. Extremamente simpáticos e hospitaleiros, acolheram-nos em sua casa sem qualquer problema como se fôssemos da família e juntamente com os seus três filhos com idades entre os 1 a 5 anos. Vivem numa casa muito simples reconstruída por eles. Parte da casa era um curral e quem olha para a casa não imagina o que dantes era. Muito, mas muito bonita! Ofereceram-nos o jantar, massa com queijo com um molho especial, que delícia!
Falámos da nossa viagem e o Tibo contou-nos um pouco sua experiência de percorrer a costa espanhola de patins durante dois meses. Entre várias peripécias, a mais engraçada foi ter patinado 10km numa auto-estrada espanhola, até ser parado pela polícia. Hilariante.
Trabalhou numa empresa que organizava o transporte de petróleo, onde contactava os petroleiros e as petrolíferas, mas ao fim de 12 anos deixou esse trabalho e montou o seu próprio negocio que nos pareceu bastante interessante. Ephemere Square, consiste na venda e aluguer de equipamento urbano, mas com a particularidade deste ser modular, reutilizável e adaptado à época do ano. Imaginemos uma cidade que está junto ao praia mas também tem como atração a neve, ambas as atrações são fortes em diferentes alturas do ano, então porque não adaptar o mobiliário urbano de acordo com a época do ano e quando realmente ele é utilizado? Neste caso, por exemplo, encaixes para as pranchas de surf no verão e outra coisa para o inverno. E como são modulares podem-se complementar com outras soluções. Pareceu-nos muito interessante. Fica o site para quem tiver curiosidade em saber mais, www.ephemeresquare.com.
Aconselharam-nos ainda um caminho diferente daqueles que estávamos para percorrer. No dia seguinte acompanhámos os dois fihos mais velhos à escola. Ficámos muito contentes por ter conhecido este casal tão simpático e generoso. Merci pour tout Tibo, Marine et enfants, vous éte três gentile!
It was a real pleasure to welcome you in our life for those few hours. Have a good and safe trip. Watch out ! Make sure you come back to your family in good shape, and enjoy the life.