Acordei ao som de uma sinfonia de pássaros, junto a um rio, envolvido na mata. Não há melhor!
Segui viagem e pouco depois comecei a ver os Pirinéus lá ao fundo. O dia prometia. Ao chegar novamente junto à costa, na indecisão se devia de ir ver o mar ou não, cortei no terceiro acesso ao mar. Ao chegar lá, encontro um português a pé. Chama-se António Ribeiro, como o meu pai, e está a caminhar de Fatima até Roma. É de Espinho, começou em Setembro de 2014 e foi a pé até Fátima, voltou a subir até Santiago de Compostela, passou por Lourdes e está neste momento a caminho de Roma. Caiu de uma casa e ficou incapacitado. Prometeu ir a Roma a pé se voltasse a andar. Ficou melhor mas não a 100%. Carrega no corpo mazelas que ficarão para sempre. Admira-me a coragem e força de vontade deste homem, de mesmo assim querer cumprir a promessa. Quando me aproximei dele, estava à conversa com um turista francês. No fim pediu-me comida. Ofereci-lhe uma sandes que tinha preparado e uma banana e não quis mais.
O curioso aqui, é que se tivesse ido ver o mar num dos outros dois acessos anteriores, não o tinha encontrado nem lhe dado comida. Algo me chamou ali. Coragem António, já faltou mais!
A partir daqui, foi quase sempre a subir, onde comecei a ver a beleza dos Pirinéus junto ao mar.
Uma hora depois chego à última localidade espanhola, Portbou. Junto ao mar, com uma praia pequena e ótima para acampar.
Não resisti e continuei a subir até à fronteira. Cheguei à França!! Curioso, decidi ir espreitar a primeira localidade francesa Cerbère. Pelo caminho vistas fantásticas, mas decidi voltar novamente para a Espanha, onde vou aguardar pelo meu grande amigo Pedro Martins, que chega aqui dia 17 de Maio, para continuarmos a viajem juntos, durante um mês.
Há um mês que não te ponho a vista em cima…
mas todos os dias acompanho a tua Epopeia. Só posso tirar o chapéu à máquina pedalante e à bike, que perante as dificuldades não vacila.
Quanto ao atrelado, devíamos reclamar à marca, pois perante as evidencias documentadas, podiam enviar-te outra alternativa … se precisares que trate do assunto é só dizer.
Hoje tinha mesmo que escrever…(para mim não há coincidências), partiste no dia 13, hoje dia 13 de Maio (Nª Sra. Fátima), escreves um post sobre alguém que surge no teu caminho, o Sr. António Ribeiro (com um nome que te é familiar) com uma fé imensa, que recebeu uma graça e que não se deixou abater pelas contingências ou pelas limitações físicas, demonstrando a cada um de nós, tal como tu, que é possível, basta querer.
Sei que “vais levar a àgua ao teu moinho” por isso desejo-te: Muita Saúde! Alimenta-te Bem!