Dia do encontro com o sócio!!
Finalmente chegou o dia pelo qual tão aguardava. O Pedro chegou de comboio a Cerbère por volta das 9h15 e logo começou a subir em direção à fronteira.
O vento do lado espanhol continuava forte junto ao mar e de vez em quando uma rajada mais forte. Parece que é normal por aqui. O ponto de encontro foi num mini castelo no topo do monte que separa Espanha de França. Quanto mais subia mais o vento ficava forte. Tão forte que não me lembro de ver uma ventania assim. Era impossível pedalar, levei a bike à mão e por várias vezes tive de parar à espera que as rajadas de vento mais fortes passassem.
Ao chegar ao topo do monte, o vento estava como nunca o vi. Ao atravessar para o outro lado da estrada o vento tombou a bike. Foi com algum custo que atravessei a estrada. Após conseguir parar, comecei a descer a pé para a França para avisar o Pedro que não subisse que estava impossível. Parou a bike e viemos a pé até ao castelo, pois foi onde decidimos encontrar para marcar este momento.
Foto tirada, entrámos na França, sempre junto à costa e vimos paisagens muito bonitas. O vento acompanhou-nos um pouco ao longo do dia.
O Pedro trouxe-me o porta-malas e os alforges que lhe tinha pedido para trazer e em Cerbère, após uma hora a montar o sistema, finalmente tenho o atrelado com um peso aceitável, espero eu. Se a minha bicicleta parecia um camião, agora é um semi-reboque. Falta-me a placa “Veículo Longo” e o apito da marcha atrás.
Vieram ainda duas prendas, uma dos meus ex-colegas de trabalho, que são os maiores. Mandaram-me duas caixas cheias de barras energéticas, enlatados, doces de morango, um paio e uma chouriça!! Obrigado Malta, vous eté fantastique!
Recebemos ainda da minha prima Patrícia e do Nelson uma tshirt personalizada para cada um! Obrigado, gostámos muito da ideia!
O dia terminou após um banho nos chuveiros da praia de Canet-en-Roussillon. A caminho de uma “boulangerie” para comprar uma baguete para acompanhar a chouriça que iríamos preparar, duas senhoras francesas abordam-nos curiosas com o painel solar. Vale-me o Pedro, que rapidamente em Francês, explica a viagem, pois eu, ainda só percebo metade das frases. Estavam interessadas em tal acessório pois tinham acabado de fazer uma rota de 6 dias de bicicleta em Chanpagne-Ardene. Eram praticantes assíduas de cicloturismo e com idades perto dos 60.
Acabámos o dia acampados neste local. O jantar foi chouriça assada. Top!
Que dizes da baguette francesa, é boa? Bjs :-D