Aproveitando a oportunidade de me deslocar à bonita localidade de Lageosa do Mondego, perto de Celorico da Beira, decidi fazer o primeiro test drive ao “sistema” (entenda-se bicicleta, fogão, orientação, aparelhos eletrónicos e pernas) indo até ao Fundão.
Como a viagem era de um só dia, decidi levar apenas a mala do guiador, transportando lá dentro o equipamento de cozinha, comida e tablet (para a navegação).
Sempre a ladear a Serra da Estrela, inicialmente apenas programei chegar a Belmonte, mas como lá cheguei ainda cheio de força, segui em frente até à Covilhã, para depois perceber que conseguia ir até a Fundão e por lá fiquei, à espera da minha boleia para casa.
Pelo caminho, uma barragem (a do Caldeirão) e entre outras coisas interessantes.
À entrada de Fernão Joanes, uma placa que achei curiosa, não só pela sua forma assim como pelo seu conteúdo. Falava da transumância, rotas que os pastores faziam para levar o gado a pastar, em que se juntavam pastores de várias aldeias e subiam à Serra da Estrela por onde ficavam durante uns tempos.
O almoço foi feito em Caria, um pouco antes da Covilhã, no parque de merendas da igreja, onde fiz um amigo, um cãozinho com um olhar muito meigo que me levou a dar-lhe duas salsichas!
Da primeira experiência, retirei que me falta algo para proteger do vento, a chama do fogão. Bastará um pouco de cartão forrado com papel de alumínio.
O espaço no tablet para gerir as fotos e videos que irei tirar, também poderá ser um problema…
Fica o resumo :)
Olá..
Parabéns pela tua aventura. Desejo-te boa sorte e que as tuas expetativas sejam superadas.
Convido-te a deixares umas palavrinhas sobre a tua aventura, bem como um link para os teus relatos no grupo do FB “Portugal Bikepacking”.
Carlos Sousa
Esqueci-me de referir que podes criar uma conta numa “cloud” e pontualmente, quando tiveres WiFi, fazeres upload de fotos e videos, libertando espaço nos teus gadgets.
Eu tenho uma conta da Microsoft com 1000 GB.
Carlos Sousa